quinta-feira, 17 de abril de 2008

Dia do Obstetra - 12 de Abril

Neste dia talvez pudéssemos falar das últimas técnicas de fertilização assistida e transferência de embriões. Contudo, o clássico ainda sobrevive; não abolindo o mérito dos “novos cientistas”, a obstetrícia clássica continua a ser muito importante nas nossas vidas.
É bem certo que nas últimas décadas, mais precisamente nos últimos cinco anos, inovações e descobertas genéticas ocupam jornais do mundo científico e afloram os media. Mas o modo natural de nascer sempre será o mesmo e a mãe natureza, como maior professora, não vai deixar de aplicar os seus conhecimentos. Assim, o parto normal é hoje feito na maioria (e maioria absoluta) dos países do primeiro mundo onde os índices de cesariana jamais ultrapassam os 10%.
Dia 12 de Abril, damos um viva ao Obstetra que, seguindo preceitos do bom senso e do prazer materno, ainda estimulam o parto normal. Para além de ser responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças da mama e do aparelho genital feminino, tem ainda como função zelar pela saúde de dois seres que estão ligados por um espaço de tempo de 9 meses. Orienta a mãe para que ela tenha uma gravidez e um parto saudáveis.

Sem comentários: