domingo, 4 de maio de 2008

Dia Mundial do Riso (4 de Maio) - Porque rir faz bem à Saúde!!!

Estudos confirmam que o riso faz bem à saúde.

O riso faz bem ao coração, enquanto a depressão aumenta os riscos de problemas cardíacos e de mortalidade, indicam dois estudos apresentados em 2005 no congresso anual da Sociedade Americana de Cardiologia.

Ambos os estudos, realizados por pesquisadores das universidades de Maryland e da Carolina do Norte, assinalam a influência directa dos factores psicológicos na saúde humana. Segundo Michael Miller, da Universidade de Maryland, "a amplitude da alteração observada no endotélio (tecido que recobre a parede interna dos vasos) nas pessoas que riem é semelhante à que teriam numa actividade física intensa". Isso não significa, porém, que o riso seja um substituto do exercício físico regular para manter a saúde cardiovascular, advertiu. "Trinta minutos de exercício, três vezes por semana, e 15 minutos de riso todos os dias são muito bons para o sistema vascular", afirmou.
No estudo, Miller exibiu partes de dois filmes, um cómico e outro dramático, a 20 voluntários cujo sistema vascular estava sob observação. A investigação centrou-se no comportamento do endotélio, que se contraiu nas cenas mais tristes, reduzindo a passagem do sangue em 14 dos 20 voluntários. Por contraste, quando os espectadores riram nas cenas cómicas, o sangue fluiu muito mais livremente em 19 deles. Outro estudo, coordenado por Wein Jiang, da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, concluiu que a depressão - causadora muitas vezes de um estilo de vida nocivo à saúde (tabagismo, álcool e abuso de medicamentos) - aumenta em 44% os riscos de mortalidade.
Ainda não é clara a razão, acrescentou, mas os pacientes com depressão abstêm-se em geral de fazer exercícios físicos ou de tomar os seus medicamentos de forma adequada. "Da mesma forma, esses pacientes também tomam decisões nocivas à saúde, nomeadamente em relação à dieta ou ao consumo do tabaco", afirmou.
Os dois estudos parecem assim demonstrar que os estados de alma têm efeitos fisiológicos muito significativos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br

1 comentário:

Anónimo disse...

pois, aposto que faz muito bem á saúde, mas nem todos têm a capacidade de rir... aliás, o que têm é a capacidade de não avisar quem se deve, ou melhor toda a gente que é necessário rir... e claro que o tempo para cada pessoa rir é diferente...claro que não posso rir sextas-feiras ás 8:30 ou mesmo ás 9:00, é que nessa altura, ao contrário de 3/4 da população, tenho aulas, o que me impede de rir. Sem mais...um elemento que não faz falta à muito tempo