quarta-feira, 14 de maio de 2008

Dia Nacional da Próstata - 15 de Maio

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor e urinário do homem, cuja função é produzir e armazenar o fluido seminal, que compõe o sémen. Uma próstata saudável é um pouco maior que uma noz.
As principais doenças que atingem esta glândula são o cancro da próstata, a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O cancro da próstata ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a multiplicar-se sem controlo, espalhando-se em direção a outras partes do corpo, especialmente aos ossos. O cancro de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas. Porém, a grande maioria dos casos evolui silenciosamente sem causar sintomas até que haja disseminação da doença. Exames regulares de toque rectal e dosagem de antígeno prostático específico são recomendados para homens a partir dos 40 a 50 anos de idade, para detecção precoce da doença. Pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, entre outros. A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia após os 40 anos. Pode provocar estreitamento da uretra, resultando em dificuldade de micção. A prostatite corresponde a uma inflamação da próstata. É causada por bactérias e outros agentes infecciosos e não infecciosos, por estenose uretral e hiperplasia prostática.
Como em todas as doenças oncológicas, existem alguns factores que podem ser considerados como tendo uma acção preventiva. O estilo de vida e a dieta parecem ter, de algum modo, uma influência preventiva. Uma alimentação rica em antioxidantes, vitaminas A, D, E e selénio, que podem ser encontrados na dieta mediterrânica (pão, cereais, fruta, cenoura, espinafres, melancia, alho e cebola), tomate cozinhado e vinho tinto parecem ter algum papel protector contra o cancro da próstata. O diagnóstico precoce é, contudo, fundamental, como em todas as doenças oncológicas, pois aumenta as possibilidades de maior sucesso nas terapêuticas.


Sem comentários: