domingo, 6 de abril de 2008

Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) - 31 de Março

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) comemora-se a 31 de Março. Também denominado como derrame cerebral, é um doença, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), provocada por uma interrupção no suprimento do sangue ao cérebro e ocorre quando uma artéria que fornece sangue ao cérebro fica bloqueada ou se rompe, que atinge principalmente pessoas com mais idade o que não quer dizer que um jovem não o possa ter.
Se as células cerebrais perdem o suprimento de oxigénio e de nutrientes por consequência elas podem parar de trabalhar temporariamente ou então, morrem. Esta morte resulta em áreas de necrose localizada que são designadas como enfartes cerebrais. Mas existem muitas células remanescentes que podem provocar o ressurgimento de movimentos perdidos se o paciente for tratado devidamente (Organização Mundial de Saúde).
O doente que sofreu de AVC pode sofrer alterações em diversos aspectos, tais como: paralisia e fraqueza, habilidades de comunicação, fala, capacidade de compreensão, sentidos, além do raciocínio, emoções e memória.


Quais os sinais que precedem um AVC?
· Dor de cabeça intensa e súbita, sem causa aparente;
· Dormência nos braços e pernas;
· Dificuldade em falar e perda de equilíbrio são os principais sintomas da doença;
· Diminuição ou perda súbita de força na face, braço ou perna do lado esquerdo ou direito do corpo;
· Alteração súbita de sensibilidade som sensação de formigueiro na face, braço ou perna de um lado do corpo;
· Perda súbita de visão num olho ou nos dois;
· Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular e expressar palavras ou para compreender a linguagem;
· Instabilidade, vertigem súbita e intensa;
· Desequilíbrio associado a náuseas ou vómitos.

Como identificar o acidente vascular cerebral?
· Peça que a pessoa sorria. Se ela mover a face para um dos lados, leve-a a um hospital. Pode estar a ter um AVC;
· Diga-lhe que levante os braços. Caso tenha dificuldade para levantar um deles ou, após levantar os dois, um deles caia, procure socorro médico;
· Dê uma ordem ou peça que a pessoa repita alguma frase. Se ela não responder ao pedido, pode estar a ter um derrame cerebral. Leve-a imediatamente a um hospital.

Como o melhor tratamento para o AVC é a prevenção e como qualquer um que não tenha bons hábitos pode vir a sofrer de AVC, deve-se preferir uma vida recheada de desporto, promover uma alimentação saudável, evitar o consumo de drogas, tabaco e álcool, identificar e tratar a hipertensão arterial, os diabetes, o colesterol elevado, além de reconhecer e tratar os problemas cardíacos.

Sem comentários: